Melo e Kubot são vice-campeões em Washington

Melo continua como número 1 do mundo em duplas (Foto: Divulgação)
Após a conquista de três títulos – entre os quais Wimbledon – e de chegar a quatro finais seguidas, Marcelo Melo e Lukasz Kubot são vice-campeões do Citi Open, em Washington, nos Estados Unidos. No jogo que reuniu as duas melhores duplas do mundo, neste domingo (6), eles foram derrotados na final do ATP 500, disputada no Rock Creek Park Tennis, pelo finlandês Henri Kontinen e o australiano John Peers por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 6/4, em 1h33. Foi a segunda partida das duas parcerias nesta temporada – Melo e Kubot haviam vencido na semifinal de Wimbledon.

Melo e Kubot permanecem como líderes do ATP Doubles Team Race to London, somando 6.460 pontos, com Kontinen/Peers em segundo. São a única dupla já classificada para o ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias do ano, em novembro, em Londres, na Inglaterra. E Marcelo mantém a primeira colocação no ranking mundial individual de duplas, agora com 8.520 pontos – Kontinen vem em segundo com 8.170. Kubot é o quarto do mundo.

Washington foi o primeiro de uma série de três torneios que Melo e Kubot estão disputando, em quadra rápida, como preparação para o US Open, quarto e último Grand Slam do ano, que será realizado no final deste mês. Agora, jogam dois Masters Series: seguem para Montreal, no Canadá, onde nesta semana terão o Coupe Rogers e, na sequência, para Cincinatti, novamente nos Estados Unidos, a partir do dia 13.

“Infelizmente desta vez não deu. Dupla é assim. Uma batalha por dia e todo jogo é duríssimo. Uma partida praticamente decidida em dois pontos. Um no tie break, em um reflexo impressionante do Kontinen, outro no segundo set. Nós também, durante estas semanas, nessas 17 vitórias seguidas, passamos várias vezes por isso. Faz parte. Então, nós estamos muito felizes com o resultado, mais uma final de um torneio grande, ATP 500, belas vitórias na semana. Chegamos, independente da derrota, muito confiantes para os dois Masters Series, que são agora nosso principal foco. Seguimos contentes com nossa campanha, com nosso estilo de jogo, a maneira como estamos atuando e temos certeza que se continuarmos assim outros títulos virão”, destacou Marcelo, que viajou já na noite deste domingo para Montreal. O tenista tem o patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis.

Esta foi a quarta final seguida da dupla Melo e Kubot em 2017 e a sétima do ano, com a conquista de cinco títulos, entre os quais o grande sonho da carreira de Marcelo, Wimbledon. Foram 17 vitórias consecutivas até a decisão deste domingo em Washington.

Melo e Kubot disputaram o Citi Open como cabeças de chave 2. Kontinen e Peers foram os cabeças 1. E as duas duplas do mundo fizeram um primeiro set muito equilibrado, sem quebras, decidido apenas no tie break. Kontinen e Peers levaram a melhor fechando em 7/6(7-5).

Veio o segundo set e, mais uma vez, o equilíbrio. Até o nono game, quando os adversários conseguiram o primeiro e único break do jogo, marcando 5/4, no serviço de Kubot, para na sequência Peers confirmar o saque e fazer 6/4, comemorando o título.

Na temporada, cinco títulos e 37 vitórias – Marcelo Melo, 33 anos, e Lukasz Kubot, 35 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016.

Melo é o número 1 do ranking mundial individual de duplas, agora com 8.520 pontos, 350 pontos à frente do finlandês Henri Kontinen. Esta é a segunda vez que Melo ocupa a liderança do ranking mundial individual de duplas. A primeira foi em novembro de 2015, permanecendo como número um por 26 semanas.

Melo e Kubot são os atuais líderes e única dupla já classificada do ATP Doubles Team Race to London, que define as oito melhores parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals, somando 6.460. Será a quinta participação seguida de Marcelo, que jogou em Londres em 2013, 2014, 2015 e 2016, todas com seu parceiro anterior, o croata Ivan Dodig.

Em 2017, a dupla Melo e Kubot já venceu, no total, 37 jogos, com apenas dez derrotas. Entre essas vitórias está a 400ª da carreira do brasileiro, obtida na estreia em Roland Garros.

Das 27 conquistas de Marcelo na carreira, recordista brasileiro em títulos, cinco foram nesta temporada. O primeiro em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Agora, tem dois Grand Slam – Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017 -, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).

Este ano, Melo e Kubot comemoraram os títulos de dois Masters 1000 – Miami (Quadra Rápida) e Madri (Saibro) –, o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda (Grama), o ATP 500 de Halle, na Alemanha (Grama), e na grama de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra. Foram, assim, campeões em três diferentes pisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *