Melo e Kubot vencem batalha de cinco sets e estão na terceira rodada em Wimbledon

Melo e Kubot estão invictos na grama nesta temporada (Foto: Felipe Castanheira / Tennis Info)
Em uma partida muito disputada, a mais longa desta edição do torneio de duplas até agora, decidida apenas após um equilibrado quinto set, Marcelo Melo e Lukasz Kubot garantiram, neste sábado (8), um lugar na terceira rodada do tradicional torneio de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra. Eles derrotaram o alemão Philipp Petzschner e o austríaco Alexander Peya por 3 sets a 2, parciais de 6/2, 5/7, 6/3, 3/6 e 11/9, em 3h46min. Foi a décima vitória seguida da dupla em quadra de grama nesta temporada.

Uma vitória difícil e muita comemorada. A segunda diante de Petzschner e Peya em 2017, dupla que Melo e Kubot já tinham vencido na primeira rodada do Ricoh Open, em junho, na Holanda, por 2 sets a 0, torneio em que foram campeões.

Agora, Melo e Kubot voltam às quadras do All England Club na terceira rodada, em partida programada para esta segunda-feira (10), quando terão pela frente o romeno Florin Mergea e o paquistanês Aisam Qureshi, que venceram os austríacos Julian Knowle e Philipp Oswald por 5/7, 7/5, 6/3 e 7/6(7-5). O jogo será na quadra 17, a partir das 7h30 (horário de Brasília).

Cabeças de chave quatro do torneio e dupla número um do mundo, o mineiro Melo e o polonês Kubot começaram a partida sacando e devolvendo muito bem. Eles quebraram o serviço de Peya para abrir 3/1 no primeiro set e, em novo break no saque do austríaco, fecharam em 6/2 em apenas 24 minutos.

Mas, a partir do segundo set, o jogo ficou bem mais difícil e equilibrado. Melo e Kubot tiveram chances para quebrar o saque de Petzschner em dois serviços, no início e no meio da série. Não aproveitaram e os adversários superaram o saque de Kubot no 11º game, fizeram 6/5 e fecharam em seguida, em 7/5, para empatar a partida.

Veio o terceiro set e a confiança da dupla Melo e Kubot voltou. Confirmaram o saque para fazer 1/0, conseguiram o break no serviço de Petzschner e mantiveram o domínio até o final da série, sem correr risco de quebras, fechando em 6/3. Essa série foi interrompida por alguns minutos, após Petzschner ter pedido a entrada em quadra do fisioterapeuta por causa de um problema no ombro direito. Foi atendido e seguiu normalmente no jogo.

No quarto set, a dupla adversária quebrou novamente o serviço de Kubot para fazer 3/1, após duas duplas faltas do polonês. Sacando bem, Peya e Petzschner marcaram 6/3 para levar a partida para a quinta e decisiva série.

O quinto set, que é disputado sem tie break, foi longo e muito equilibrado, com as duplas mantendo os seus serviços até o empate em 9/9. Petzschner e Peya, que sentiu as costas após um voleio, salvaram três match points ao longo dessa série decisiva. No décimo-nono game, Melo e Kubot sacaram para marcar 10/9 e, na sequência, não desperdiçaram a chance do quarto match point, quebrando o saque de Peya para fazer 11/9 e comemorar a difícil vitória.

“Estamos muito felizes com a forma como jogamos. Contamos com apoio de brasileiros assistindo à partida. Foi uma batalha mental muito forte, uma vez que os dois chamaram o médico duas vezes, mas mostraram que estavam em plenas condições. Conseguimos ficar focados e acabamos ganhando. Terminamos bem fisicamente, por mais que o jogo foi longo. Vencemos mais uma partida duríssima, diante de uma dupla muito experiente, e agora é continuar passo a passo, descansar, recuperar e ficar pronto para o próximo jogo. Devemos voltar à quadra na segunda”, resumiu Marcelo, logo depois de sair de uma banheira de gelo para se recuperar do desgaste da partida. O tenista tem patrocínio de Centauro, BMG e Itambé, com apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT),

Números superlativos na temporada e na carreira – O mineiro Marcelo Melo joga em Wimbledon como número 3 no ranking mundial individual de duplas, somando 7400 pontos. O líder, o finlandês Henri Kontinen, tem 7.900. Seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, é o atual número 8 do mundo. Juntos, Melo e Kubot são os atuais líderes do ATP Doubles Team Race to London, que define as oito melhores parcerias de 2017 para disputar o ATP Finals. Eles somam 4160 pontos – 810 pontos a frente da dupla segunda colocada, Henri Kontinen (FIN) e John Peers (AUS), com 3350.

A dupla número 1 do mundo chega agora a 30 vitórias na temporada, incluindo a 400ª da carreira de Melo, obtida na estreia em Roland Garros, e apenas 9 derrotas. Conquistaram os títulos de dois Masters 1000 – Miami (Quadra Rápida) e Madri (Saibro) –, o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda (Grama) e o ATP 500 de Halle, na Alemanha (Grama).

Na carreira, Melo soma 26 campeonatos, recorde entre os brasileiros ao lado de Bruno Soares. E também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *